A política de acervo desdobra-se em cinco eixos temáticos, que orientarão a aquisição de fundos documentais, o projeto de história oral, bem como as ações de difusão. A fim de preservar a natureza e a identidade institucional do centro, todos os eixos existentes e aqueles que porventura venham a ser criados remetem, obrigatoriamente, à temática maior: as questões urbanas e seus desdobamentos, como um recorte geográfico e cultural.

Os eixos abrangem:

1. Memória dos movimentos e das lutas sociais e populares: Busca registrar as vozes dos diferentes sujeitos que se envolveram e se conjugaram no complexo processo de luta social, em diferentes âmbitos e recortes temáticos e em dimensões diversas, contemplando a história política, pedagógica, social e cultural que os perpassam;

2. Memória dos lugares: Compreendendo “lugar” como conceito ampliado (em escalas que vão de edifícios, como o conjunto de prédios da antiga Fábrica Gazarra, a nações), busca investigar como o espaço torna-se socialmente significativo e como é significado em vestígios assumidos como fontes para o estudo histórico. Reconhecendo o influxo dos espaços sobre os processos de rememoração (que vão da mnemotécnica do chamado “palácio da memória” à sobredeterminação dos espaços de públicos e de trabalho, em certas narrativas históricas), também aprecia criticamente os processos de patrimonialização e monumentalização, históricos e contemporâneos;

3. Memória, gênero e ancestralidade: Assumindo os entrecruzamentos possíveis entre história e tradição oral, abrange-se aqui registros capazes de dinamizar a compreensão dos reflexos e das permanências de modos de vida tradicionais no ambiente urbano; de facultar o estudo do legado imaterial de diferentes grupos étnicos (africanos, indígenas, latinos, entre outros); de promover a reflexão sobre fluxos matrilineares de transmissão oral do conhecimento, e sobre a relação deles com outras formas de circulação de saberes; de apreciar criticamente o caráter informacional de mitos, lendas e narrativas cantadas e contadas;

4. Produção intelectual e artística: Busca promover o registro das práticas culturais e artísticas desenvolvidas na Zona Leste de São Paulo ou por artistas oriundos da/atuantes na região, abrangendo diferentes linguagens e modalidades (artes cênicas, artes visuais, literatura, música, performance, etc.); oferecendo suporte para a investigação sobre a formação e a profissionalização de artistas e criadores; discutindo a distribuição, a função e a história de equipamentos culturais no espaço urbano; abordando as interveniências entre memória, cultura e educação formal e não-formal;

5. História da memória e história da produção de memória: Enquanto eixo temático de cunho teórico/conceitual capaz de garantir um processo de reflexão contínua do CMUrb sobre sua missão e atividades, reflete sobre a natureza das fontes históricas e dos acervos, sobre os processos de construção compartilhada de conhecimento histórico, sobre seu papel público, sobre as práticas de preservação, comemoração e patrimonialização promovidas por diferentes agentes e instâncias (o Estado, a universidade pública, os coletivos culturais, etc.). Visa desnaturalizar o processo de construção do próprio CMUrb, compreendendo as histórias materiais, intelectuais, institucionais e afetivas que orientaram seu projeto e a formação de suas coleções.