event 2022

Cidades: Memórias, histórias e narrativas

Série Estudos Urbanos: trata-se da primeira coleção publicada pelo Instituto das Cidades, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A coleção é composta por quatro volumes organizados pelos grupos de pesquisa que atuam no Instituto, com contribuições de pesquisadores que participaram do Seminário Internacional Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade, realizado em outubro de 2021. O LaNaUrb participa desta série com o volume Cidades: Memórias, histórias e narrativas, coordenador por Adriana Fernandes, Joana Barros e Lívia Lima. "Nesta constelação de escritos, diferentes cidades vividas (e imaginadas) são percorridas e apreendidas em aproximação com diferentes formas narrativas e expressões culturais: a fotografia, a literatura, a música, a oralidade, o lazer/jogo. Vemos, assim, na escrita de nossos autores emergir personagens, histórias, possibilidades, memórias destas muitas cidades vividas e imaginadas." (na Introdução do volume).


Volume 2 - Cidades: Memórias, histórias e narrativas
Série Estudos Urbanos
event março 2022

Cadernos de Estudos Urbanos. Volume 2 - Cidades: memórias, histórias e narrativas.

Esta primeira edição dos Cadernos Estudos Urbanos reúne trabalhos apresentados no Seminário Internacional Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade, realizado em outubro de 2021. O evento se estendeu ao longo de uma semana de atividades organizadas pelos grupos de pesquisa do Instituto das Cidades da Unifesp. O LaNaUrb colaborou neste Seminário e na organização do volume 2 desta série: Cidades: memórias, histórias e narrativas. Editores: Magaly Marques Pulhez; Ricardo Santhiago.


Volume 2: Cidades: memórias, histórias e narrativas
Volumes da Série Estudos Urbanos
event 2022

História oral como experiência: reflexões metodológicas a partir de práticas de pesquisa

"Esse livro é uma obra histórica de importância acadêmica, na qual a história oral é apresentada do ponto de vista da experiência, do fazer-se na prática, em luta. Os capítulos do livro convergem para o fabricar/fazer da história oral, tecendo os fios de uma metodologia que continua fascinando e produzindo conhecimento. Os/as pesquisadores/as narram histórias a partir do cuidadoso e dedicado trabalho de pesquisa com as fontes orais, sob múltiplos aspectos de como é possível pensar, refletir sobre a polifonia das vozes das memórias.” Sara Oliveira Farias (Na contracapa do Livro) Participamos com o capítulo: Vontades conflitantes de memória: história oral, demanda social e construção de acervos, de Ricardo Santhiago e Joana Barros.


Adquira o livro
event 2021

História pública em movimento

História pública em movimento celebra uma década da eclosão do movimento de história pública no Brasil e foi construído a partir de respostas coletivas a uma dezena de perguntas catalisadoras. Elas circundam discussões, experiências e experimentações sobre os usos do passado e sobre as dimensões públicas da história socialmente viva, que vão da empregabilidade do historiador aos desafios da história digital em um país desigual. Participamos num artigo coletivo:Como fazer a história local se tornar pública, e para quem?, de Andréa Telo da Corte, Joana da Silva Barros, Lívia Morais Garcia Lima, Maria Silvia Duarte Hadler, Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Michel Kobelinski


Adquira o livro